A Secretaria Municipal de Educação realizou, em toda Rede Municipal de Ensino, o Projeto “Semana da Cultura Carnavalesca”, que se iniciou dia 05, concluindo os trabalhos em 09 de fevereiro de 2018.

O referido Projeto tem como meta trabalhar com os alunos a origem do Carnaval, sua evolução e fez um paralelo entre o de Antigamente e o da Pós-Modernidade, buscando sempre construir uma semana que trabalhe esse tema, “(…) de forma integrada, indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias. (…)”

A semana foi diferenciada com atividades referentes ao tema no planejamento diário do professor, que aliou a temática em sua prática pedagógica, respeitando a Matriz de Habilidade do Estado de Goiás e incorporando práticas de trabalho com ferramentas inovadoras diante do mesmo.

No decorrer desta semana, trabalhou-se oficinas de: leitura, pesquisa, produção escrita, roda de conversa, dança, música entre outras. Outrossim, todas as práticas de trabalho do professor no que toca ao projeto foi em conformidade à construção de valores a respeito do tema Carnaval como: paz, alegria, ética, respeito, amor e cidadania.

Além disso, realizou-se oficinas de Artes Visuais com os educandos sobre a Cultura Carnavalesca e foram expostas em todas Instituições de Ensino da Rede. Ademais, os docentes realizaram oficinas de produção de instrumentos musicais “fanfarras” através de materiais de sucatas para animação no encerramento da Semana Carnavalesca.

A culminância do Projeto se deu dia 09 de fevereiro de 2018, onde realizou-se um Sarau Carnavalesco de: música, dança, coreografia, declamação de poesia e conto, dentre outros, por todas as Unidades da Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil à Fundamental, a fim de fazer uma confraternização com a comunidade Escolar, apresentando as competências desenvolvidas ou reforçadas durante a Semana do Projeto.

A Secretária de Educação Leir Alves Alvarenga Gonçalves visitou as Unidades de Ensino da Rede durante o projeto e no dia da culminância, percebeu o trabalho que foi feito com carinho por todos os Profissionais da Educação Básica e Infantil, ela pontou que “o trabalho realizado neste projeto foi de qualidade por todos os profissionais envolvidos: grupo gestor, coordenação pedagógica e de projetos, enfim por todos os servidores públicos que prestam serviços na Educação do município, que o resultado pode ser verificado através dos trabalhos pedagógicos feitos pelos alunos e pelas apresentações no Sarau Carnavalesco que foi um Show”.

Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Educação percebeu que o projeto atingiu as expectativas com o que foi proposto e espera sempre colaborar à prática do professor através do suporte pedagógico, aliado ao de projetos para uma Educação cada vez melhor para os alunos da Rede.