No dia 25 de março, sexta-feira, no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos , foi realizado a I Conferência Municipal de Saúde Mental de nosso município.

Os diversos participantes foram recepcionados por um delicioso e saudável café da manhã.

Esse evento reuniu vários segmentos e representantes da saúde, da comunidade e gestão municipal, encabeçado por nosso prefeito Municipal Edson Palmeiras e a Secretária Municipal de Saúde Léia Mendonça dos Reis Borges.

A conferencia de Saúde Mental  é um espaço democrático importante para a construção da política publicas de Saúde Mental de nosso país.

Ao evento não faltou  riqueza nos detalhes, como um ambiente acolhedor, formalidades cívicas como o hino nacional, e o pastor Antônio que trouxe um momento de adoração ao Senhor.

A psicóloga Thiene Beatriz ministrou uma palestra dinâmica que nos deixou transbordando de curiosidade e emoção com o tema proposto pela conferência. Percebemos que a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

A I conferência Municipal de Saúde Mental foi coordenada entre outras  pela enfermeira Junia Mercia que nos apresentou os eixos que foram trabalhados e dirigidos nas divisões de grupos:

Eixo 1: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania.

Eixo 2: Gestão, Financiamento, Formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental;

Eixo 3 Impactos na Saúde Mental da População e os desafios para o cuidado psicossocial  durante e pós-pandemia.

Logo após de maneira democrática e com grande responsabilidade foram criados grupos para debater sobre os temas propostos, traçar metas e fazer planos para as políticas publicas de saúde em nível nacional. Nesse momento colocamos em mãos da comunidade o desafio de apresentar melhorias para nosso sistema de saúde.

Todos os eixos apresentaram suas propostas e metas no plenário final , sendo elas levadas a votação aberta. As metas ali alcançadas serão apresentadas nas próximas Conferencias a serem realizadas.

O sentimento de satisfação foi generalizado no ambiente. Terminamos o evento com um delicioso almoço e a sensação de dever cumprido.

Secretaria Municipal de Saúde e Governo Municipal – Governando para todos.