A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santa Tereza de Goiás realizou dia 14 de março de 2019, às 7 horas, nas dependências do Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda, a 16ª Conferência Nacional de Saúde com o tema “Saúde e Democracia: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS.”

Estiveram presentes no evento diversas autoridades públicas, eclesiásticas, bem como os Profissionais da área da Saúde de Santa Tereza de Goiás e da Regional de Porangatu-Go tendo representantes, ambos pertencentes à Região Norte de Goiás. Os membros do Conselho Municipal de Saúde do Município também estiveram presentes na Conferência, representado pela Presidente Jenaina. Ademais, marcaram presença vários usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de Santa Tereza de Goiás, representando a comunidade local.

O Prefeito Edson Palmeiras dos Santos falou da importância da Conferência de Saúde, visto que foi Secretário de Saúde deste Município. Edson solicitou aos conferencistas que fizessem as propostas democraticamente para planejamento das ações a serem requeridas ou executadas nos próximos dois anos nesta área.

A Auditora em Saúde da Regional de Porangatu Goiás, Cristiane Nogueira, salientou ao público sobre a importância do Plano SUS, que tem a maior cobertura de atendimento no País. Para a Auditora, o Sistema Único de Saúde é importantíssimo para os usuários da Sociedade, principalmente para aqueles que mais precisam. Por isso, é importante realizar-se a Conferência a fim de divulgar, debater, propor ações, encontrando caminhos para oferecer melhores condições de Saúde Pública no Brasil.

“A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de grande interesse para todos. Além do mais, é neste momento em que se conferência, onde se discutem as metas para serem aprovadas e alcançadas nos dois anos seguintes. Então, espera-se que os presentes nesta Conferência Nacional de Saúde do Município de Santa Tereza de Goiás, sejam participantes ativos desta, a fim de propormos uma Saúde Pública cada vez mais inovadora, frente aos desafios que temos nos dias atuais”, disse a Secretária de Saúde Leia Mendonça Borges.

A Conferência contou com o trabalho do Dr. Husam Kamal que realizou duas palestras durante a manhã. Uma sob o tema “Saúde como Direito” e outra como “Financiamento da Saúde”. Foram palestras abrangentes referentes aos temas em Saúde e que explicou aos presentes sobre os direitos apregoados pela CF/88, porém deixou claro também a questão do Financiamento da Saúde Pública que se torna insuficiente frente à demanda que se tem na Sociedade. Por fim, houve uma reflexão ampla de três eixos, relacionados ao tema da Conferência, amplamente debatidos e apontando propostas, que depois de ser apresentado para todos, elegeram-se os delegados e suplentes na mesma. Foi um dia importantíssimo, em que houve intercâmbio de experiências, com o intuito de levantar alternativas, propondo soluções para área, neste cenário que hoje se encontra o nosso País. Os presentes mostraram-se entusiasmados diante da participação ativa durante todo o evento.