Instituído pela Lei 11.445/2007, a obrigação de implantação do Plano de Saneamento Básico nos municípios tem se tornado uma obrigação dos municípios sob pena de não receber nenhum recurso do governo federal na área de saneamento a partir de janeiro de 2.018. Preocupados com essa realidade a administração municipal em parceria com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde e IFG – Instituto Federal de Goiás, executou nos dias 06, 07 e 08 de novembro reuniões públicas para elaboração do plano municipal de saneamento básico – PMSB, sob a orientação dos técnicos da FUNASA/IFG, Márcio, Fabiana e Ana Paula, ainda das Técnicas do município Creuza e Maristela, foram realizadas reuniões  públicas na cidade de Santa Teresa de Goiás, Povoado de Serra de Campo e Fazenda Palmeirinha. Houve uma efetiva participação da comunidade participando com discussões em grupo, e logo após apresentação das ações, soluções e intervenções que essas comunidades anseiam em ver inserido no plano, novas reuniões e audiências serão realizadas ao longo dos próximos 10 meses para discussões das ações a serem inseridas no PMSB.