O Município de Santa Tereza de Goiás, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou dia 25 de outubro de 2019, às 9:00 horas, no Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda “Manoel Vieira da Costa”, situado na Avenida Tancredo Neves, a Audiência Pública com o tema “Compostagem Gestão Resíduos Sólidos Urbanos”.

Na manhã, participaram da composição da mesa Autoridades e Secretários Municipais, dentre eles: Prefeito Edson Palmeiras dos Santos e Primeira-Dama Miriam Pereira da Silva Santos; Vereadores Fernando Ribeiro e Éliz Fátima; Secretários de Governo, Leir Alves Alvarenga Gonçalves (Educação); Adriano Marques Ferreira (Esporte, Cultura e Turismo); Leia Borges Mendonça (Saúde); André Venâncio da Silva (Meio Ambiente e Agricultura); Eurivan Rodrigues da Silva (Finanças); Vilmar Hélio Costa (Transporte); Maristela Rodrigues de Oliveira (Engenheira Ambiental) e Deusdete Mendes da Silva (Diretor de Secretaria).

O Prefeito Edson Palmeiras, ao fazer o uso da palavra na manhã, destacou a importância deste Projeto Piloto “Coleta Seletiva do Lixo e Compostagem”, que teve início no ano de 2018 no município de Santa Tereza de Goiás. Segundo o Prefeito, ações neste sentido, são relevantes para o Meio Ambiente do Município porque dão destinação adequada ao lixo, transformando-o em adubo orgânico para ser utilizado nas hortas e jardinagens da cidade.

O palestrante da audiência pública, Senhor Brair de Moura Aquino, Engenheiro Agrônomo e colaborador desta ação no município, está nesta empreitada desde 2018, onde junto com outros colaboradores tem realizado atividades em prol deste Projeto Piloto. O Engenheiro destacou durante sua fala a importância do Programa para o Município e salientou o processo de compostagem e os materiais usados na mesma, através de textos e vídeos alusivos ao tema.

Por fim, após o espaço aberto para sanar as dúvidas da comunidade ou sugestões, a Engenheira Ambiental Maristela, usou o momento e relatou aos presentes diversas atividades realizadas em prol do Projeto de Coleta Seletiva e Compostagem nas Escolas, orientando os alunos e funcionários, como separar o lixo orgânico para ser utilizado na usina de compostagem.

O Prefeito Edson Palmeiras dos Santos finalizou o evento e agradeceu todos os presentes.