A Prefeitura de Santa Tereza de Goiás, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, representado Pelo Prefeito Edson Palmeiras e pelo Secretário André Venâncio, realizou no dia 20 de dezembro de 2019, às 8:00 horas, nas dependências do Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda, situado na Avenida Tancredo Neves, a Audiência Pública sobre “Manejo, conservação e preservação da Unidade de Conservação “Serra de Campo” (APA).

Estiveram presentes na manhã as seguintes autoridades municipais: Prefeito Edson Palmeiras dos Santos; Primeira-Dama Míriam Pereira da Silva Santos (Secretária de Assistência Social); vereador João Adelino Tolentino; vereador Éliz Fátima de Carvalho Silva; André Venâncio da Silva (Secretário de Meio Ambiente e Agricultura); Leir Alves Alvarenga Gonçalves (Secretária de Educação); Adriano Marques Ferreira (Secretário de Esportes, Cultura e Turismo); Maristela Rodrigues de Oliveira (Engenheira Ambiental) e Deusdete Mendes da Silva (Diretor de Secretaria).

O Prefeito Edson Palmeiras destacou na manhã, a importância desta área ambiental para o município. Falou da Unidade de Serra de Campo que precisa ser preservado por todo cidadão do município. Que muitas vezes, as proximidades desta área ambiental sofre agressões no sentido das queimadas no período da seca. Ele ainda pontuou a questão da preservação da natureza, tanto fauna quanto à flora, e disse da importância do recurso natural que é água, mencionando o Rio Santa Teresa que abastece à cidade. Edson alertou todos os munícipes presentes quanto ao zelo pelo meio ambiente e que é dever de todo cidadão levar sempre a mensagem da Educação Ambiental para todos.

A Engenheira Ambiental Maristela realizou a palestra sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) – Unidade de Conservação Serra de Campo que tem uma área total de 70.3696 Há – amparada pelas leis nº 9.985/200 (SNUC) – Lei Federal – e a nº 14.247/2002 (SEUC) – Lei Estadual. A Engenheira caracterizou a área, destacou a questão do solo, inclusive falou sobre os tipos de plantas nativas existente na área, bem como sobre os animais que moram nesta área de proteção ambiental. Maristela ainda disse da importância do ecossistema do cerrado e mencionou os córregos existentes nesta área ambiental que são de fundamental importância como os outros seres vivos existentes lá. Ela ainda alertou todos os cidadãos presentes sobre a preservação desta área de proteção ambiental e que a Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente tem feito um importante trabalho para esta preservação. Salientou ainda que é necessário a contribuição de todos para que possamos cada dia zelar deste Patrimônio Ambiental que é o Meio Ambiente.

Por fim, abriu espaço para os presentes fazerem perguntas, fazer algum comentário ou ainda sanar dúvidas sobre a pauta. O Prefeito Edson Palmeiras encerrou a Audiência Pública, agradecendo todos os presentes por terem atendido ao convite e comparecido mais uma vez nesta ação ambiental que é fundamental para todos.