Aos dias 21 de Maio de 2021, nesta última sexta-feira, na Feira Coberta as 15 horas, o Prefeito Edson Palmeira juntamente a Secretaria de Meio Ambiente, contando com a coordenação do Secretário Adriano Marques, a engenheira ambiental Maristela Oliveira, a ecóloga e analista ambiental Amanda Barboza e o diretor de secretarias Deusdete Mendes, deu início ao 1° curso de Apicultura no município de Santa Tereza de Goiás. O evento seguiu todas as medidas de distanciamento e protocolos em vista do covid19, sendo realizado em um lugar aberto e arejado, com a presença de apenas nove participantes da região.

Para ministrar o curso, a Secretaria de Meio Ambiente trouxe o instrutor Gerson Lourenço Tomas, que possui mais de 10 anos de experiência na área de apicultura. O curso obteve três horas de duração, finalizando as 18 horas, passando pelos princípios básicos da apicultura, como confecção de caixas onde as abelhas devem ficar, alimentação, captura, cuidados, e dicas sobre as abelhas. A secretaria também disponibilizou para os participantes um material de apoio, sendo: um calendário apícula e dicas e receitas acerca da alimentação das abelhas. Além disto, o Prefeito Edson Palmeira presenteou cada participante com uma caixa para abelhas, isto, visando incentivar e auxiliar os participantes levarem o aprendizado do curso a diante. Ao final, um certificado foi entregue, e com entusiasmo, já se discute a realização de ademais cursos na área com um maior aprofundamento.

Espera-se, com os ensinamentos adquiridos pelo curso, um novo meio de renda econômica sustentável se desenvolva na região, trazendo benefícios para a população e município, além de proporcionar uma educação ambiental. Ademais, a Secretaria de Meio Ambiente visa alcançar por meio desta ação um aumento na população de abelhas na região, como também nas árvores frutíferas que necessitam da polinização destas, contribuindo de forma positiva para a biodiversidade do planeta.