A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Tereza de Goiás realizaram a X Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.
A Conferência foi realizada na Escola Municipal Santa Tereza e contou com a participação da Prefeita Mariza, do Vice-Prefeito Edson Palmeiras, Gestora Municipal de Assistência Social, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Assistentes Sociais, Coordenadora do Cras, Representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Entidades Eclesiásticas, educadores, profissionais da saúde e população em geral. O SUAS é responsável por realizar ações voltadas às políticas de garantia dos direitos humanos às pessoas em situação de vulnerabilidade e combate à pobreza, especialmente.

O Palestrante Dhyeferson, representante do Conselho Estadual de Assistência Social abordou sobre: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026 – com Participação Popular e Controle Social”, ficando o debate por conta das Assistentes Sociais Josefa Jorge e Luciane Ribeiro, onde foi abordado os avanços na consolidação do Sistema Único da Assistência Social, a valorização dos trabalhadores, a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios. Á oportunidade foi servido café da manhã e almoço a todos os participantes.
No evento, os participantes discutiram o “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo principal foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
“As discussões que ocorreram durante o evento, irão projetar o direcionamento das políticas sociais para os próximos 10 anos. Para a construção de diretrizes para o Plano Decenal 2016-2026, devemos nos guiar por uma visão de futuro e partir da reflexão acerca dos acertos e superações que as conferências anteriores e a experiência de implementação do SUAS nos proporcionaram”.
As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.