A Secretária de Educação do Município de Santa Tereza de Goiás, Leir Alves Alvarenga Gonçalves, homenageia todas as mulheres, Profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME), pela passagem do dia da mulher.

Ao confraternizarmos esta data especial, relembramos e inspiramos nas mulheres citadas pela Bíblia, que tiveram um importante papel desde o princípio; mulheres de inúmeras qualidades, tais como: corajosas, destemidas, amáveis, respeitosas, bonitas, profetas, leais, dedicadas, trabalhadoras, orantes, humildes, obedientes, cooperadoras e líderes. Enfim, cristãs que se destacaram naquela época por suas obras positivas e vivências em comunidade, são elas: Sara, Miriã, Débora, Rute, Ana, Ester, Maria, Priscila, dentre outras.

Para a Secretária, confraternizar este dia Internacional da Mulher é reconhecer o papel que elas exercem na Sociedade Brasileira, sendo guerreiras, conscientes do posicionamento no Mundo, lutando pelos espaços na sociedade mesmo no século 21, onde existe uma construção do empoderamento da mulher, tanto a nível nacional quanto global, que é contínuo.

Fazendo uma volta às origens deste dia, historicamente falando, esta honra prestada às mulheres, relaciona-se ao incidente ocorrido em 1857 nos Estados Unidos da América, em uma fábrica têxtil. Em homenagem às vítimas do ano de 1911, foi instituído a comemoração de 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

Neste dia especial, a Secretária Leir Alves Alvarenga Gonçalves, inspira este tributo às mulheres da Rede Educacional, na pessoa da Poetisa e Contista Goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto, conhecidíssima por Cora Coralina. Mulher simples, doceira, muito a frente do tempo em que vivia; uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional, que nasceu na cidade de Goiás e o cenário da terra passou a fazer parte dos seus escritos. Grande inspiração e modelo a ser seguido de mulher!

Por isso, nesta data especial, Leir agradece pelo trabalho com carinho que todas as mulheres da Educação representam para a comunidade de Santa Tereza de Goiás. E, juntamente com a equipe Pedagógica e Técnica da Secretaria Mul. de Educação, faz esta singela homenagem a fim de que este dia seja de muita alegria e comemoração!

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Cora Coralina