A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Sustentável e em parceria com o CIDERNORTE, realizou no dia 16 de junho o primeiro arrastão da coleta seletiva simplificada, marcando um passo importante na implementação de novas medidas adotadas conforme o DECRETO Nº 10.367, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2023. Este decreto institui o Programa LIXÃO ZERO, com o objetivo de promover o encerramento dos lixões municipais no Estado de Goiás e estabelecer diretrizes para práticas sustentáveis de gestão de resíduos sólidos.

Como parte dessas novas medidas, a partir do dia 18 de junho, um caminhão específico da coleta seletiva passará pelas ruas dos bairros, emitindo um sinal sonoro para que a população possa identificá-lo facilmente. Este sinal servirá como um alerta para que os moradores levem seus materiais recicláveis até suas portas para que possam ser coletados.

Para facilitar a separação e o recolhimento dos resíduos recicláveis, a Prefeitura Municipal distribuirá gratuitamente sacos azuis para toda a população. Todos os materiais recicláveis deverão ser colocados nesses sacos, que serão coletados pelo caminhão da coleta seletiva.

O Programa LIXÃO ZERO visa não apenas acabar com os lixões, mas também promover uma gestão mais sustentável dos resíduos sólidos. Entre as diretrizes estabelecidas pelo decreto estão a educação ambiental, campanhas de conscientização, infraestrutura adequada para a coleta e destinação dos resíduos recicláveis, parcerias com cooperativas de catadores e empresas de reciclagem, e monitoramento contínuo das ações implementadas.

A participação ativa da população é fundamental para o sucesso do Programa LIXÃO ZERO. Com a colaboração de todos, será possível alcançar uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.