Também oferecido pelo SENAR, com apoio da Prefeitura Municipal, este curso foi muito apreciado. Consiste no reconhecimento das carnes e técnicas de descarne e cortes. De inicio a explanação sobre a importância da higienização pessoal, utensílios e do ambiente, e importância dos procedimentos. A partir daí, os alunos aprenderam a moer as carnes, preparar os temperos e também como conservar os alimentos produzidos.

Foram preparados: linguiça colonial; linguiça calabresa; salaminho; bacon; costela e lombo defumados; frango e peixe.

A construção do defumador caseiro foi feita durante o curso, dessa forma, os alunos ficaram plenamente preparados para produzirem seus defumados para consumo e até comercialização. Ministrado pelo instrutor Túlio Elvio Ribeiro Guimarães, o curso teve 100% de aproveitamento e foi concluído com muito entusiasmo. A equipe do CRAS agradeceu o bom desempenho do professor com alguns trabalhos artesanais, desenvolvidos pelas alunas do curso de geração de renda.