Não deixe seu melhor amigo morrer de raiva!

Secretaria de Saúde de Santa Tereza de Goiás, juntamente com a equipe UBS – Sebastião Severino Sobrinho iniciou a Campanha Antirrábica 2021.

A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do numero de casos de raiva canina e felina, e consequentemente raiva humana. A única forma de controlar a doença e por meio de vacinação anual, é muito importante, pois a doença não tem cura, ela mata os animais e os seres humanos.

Por ser uma ação da saúde publica, fica mantido a recomendação de vacinar em cães e gatos a partir dos três meses de idade. Devem ser vacinados unicamente os animais em bom estado de saúde, os mal nutridos e fracos não respondem satisfatoriamente a imunização.

Se no momento da Campanha o seu animal apresentar contra indicação de vacinação é recomendado entrar em contato com a vigilância em saúde, para posteriormente realizar a vacinação do seu animal.

Alguns animais podem apresentar reações locais como pequena febre, dor e edema, por exemplo. Outros animais, uma porcentagem muito pequena, podem apresentar reações alérgicas que variam no grau de intensidade e de gravidade. Algumas dessas reações desaparecem sozinhas após 3 dias da vacinação, como sonolência, febre e dor musculares, se seu animal apresentar algum desses sintomas após a vacinação, é recomendado entrar em contato com a vigilância em saúde.

A vacinação é uma das importantes medidas para prevenção e controle da doença. Outras medidas também são importantes, tais como: Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia evitando contato com outros animais desconhecidos;

– Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;

– Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próximo;

– Em especial para os gatos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos evitando contato com morcegos, que também podem transmitir a raiva.

Galeria de imagens

compartilhar este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Skip to content