Entrega da obra contou com presença de várias autoridades: custo total dos investimentos de quase R$ 450 mil

A prefeita de Santa Tereza de Goiás, Mariza Pereira de Oliveira Costa (PTB), inaugurou na manhã de quinta-feira (30 de julho), a reforma, ampliação e adequação do CSU – Centro Social Urbano Vereador Carmo Rodrigues de Freitas. A obra custou R$ 393.573,95 e foi construída com recursos do Governo do Estado, em parceria com o município, que entrou com contrapartida de R$ 56.306,96.

Na ocasião o superintendente executivo da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio; representou o Governo do Estado. O deputado Júlio da Retífica, representante do município na Assembleia Legislativa; os prefeitos Vandeilson Gonçalves de Lima (Amaralina), Jurandir Amaral (Montividiu do Norte), Massilon Lira (Formoso) e Bete do Edilberto (Bonópolis), também participaram do evento. Estava prevista ainda a participação do vice-governador José Eliton, mas a agenda dele foi cancelada em razão da morte do pai do deputado estadual José Vitti, ocorrida no dia anterior em Goiânia.
Os vereadores João Adelino Tolentino Ferreira, o João PDS; Laiany Luíza Ferreira, Pablo Liberte Romão Borges, Mariozam Lemes da Silva, Manoel Valdir, Fernando Ribeiro e Carlos Henrique Severino, além do vice-prefeito Edson Palmeiras, acompanhando da esposa Mirian, prestigiaram o evento. A reunião contou ainda com as presenças de secretários e assessores do município, incluindo o marido da prefeita Mariza, Paulo Vieira da Costa, ex-prefeito da cidade por dois mandatos.
As autoridades descerraram placas inaugurais e depois falaram com os moradores sobre a importância do investimento. O CSU leva o nome de Carmo Rodrigues de Freitas, que morreu em um acidente de trânsito na BR-153, em 1991, época em que ele exercia o cargo de vereador de Santa Tereza. A viúva Reni Francisca da Silva e o filho Adriano representaram a família no evento.
Na oportunidade, o ex-prefeito Paulo Vieira apresentou um relatório detalhado da trajetória do político e ressaltou o belo trabalho social que Carmo Rodrigues prestou à comunidade.
Júlio da Retífica e o superintendente Antônio Flávio parabenizaram a atual administração de Santa Tereza e ressaltaram a garra da prefeita Mariza que sempre tem lutado por novos benefícios para o município e para a comunidade. O representante de Santa Tereza na Assembleia Legislativa finalizou o discurso colocando o gabinete dele à disposição das autoridades locais.
O CSU foi construído há 35 anos e nunca havia passado por uma reforma geral. A prefeita Mariza Costa disse que a restauração do imóvel, que estava sem condições de uso quando ela assumiu a prefeitura, era uma reivindicação da comunidade. A prefeita reiterou a gratidão ao governador Marconi Perillo em face da liberação dos recursos e deu ênfase aos investimentos que o Governo do Estado tem liberado para o município na atual gestão. Ela também lembrou ainda do empenho do deputado Júlio da Retífica que foi decisivo na conquista.
Durante o evento foi apresentado um balanço do Programa Lavoura Comunitária, que tem apresentado bons resultados no município sob a coordenação do secretário da Agricultura, Gerson Vieira da Costa. Nesta última safra, foram colhidas 196 toneladas de arroz em casca, ou seja: 4.370 sacas de 45 quilos cada. Mariza aproveitou o momento para confraternizar com os beneficiários do programa e logo foi servido no local um almoço para a comunidade.

Texto: Pedro Gomes