Com duração de 24 horas o curso foi realizado do 30/03 à 01/04/2015, contou com a participação de 10 alunos. Foi realizado em duas etapas: parte teórica e a prática. Em teoria os participantes ficaram sabedores dos componentes e acessórios do motosserra e a importância do uso do equipamento de segurança no trabalho.

Ainda na teórica, o monitor Rogério Batista, explicou acerca do funcionamento; regulagem; afiação da corrente; do uso do motosserra como furadeira; e manutenção diária, quinzenal e mensal do equipamento. Na prática, foi feita a demonstração de corte e como operar o motosserra, as técnicas de traçamento e desengalhamento de derrubada. O curso foi muito bem recebido pelos participantes, pois tiveram a oportunidade de entender a preservação do meio ambiente, o corte com responsabilidade, ter o equipamento registrado e todos os caminhos para trabalhar dentro da lei. Esta é mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal, SENAR e o CRAS.