A alimentação fornecida na escola propicia ao aluno bem-estar, ânimo, atenção e condições físicas ideais à aprendizagem, além de contribuir para manter a sua saúde e nutrição. Por outro lado, os alimentos também podem veicular doenças, com surtos de grande repercussão epidemiológica no espaço escolar, quando não são devidamente cuidados.
A crescente preocupação com a qualidade da alimentação oferecida pelos serviços de alimentação coloca em discussão a qualificação dos profissionais envolvidos com o preparo dos alimentos. Considera-se cada vez mais necessário aos profissionais ligados à produção de refeições, incorporarem à sua prática diária um conjunto de ações voltadas para o controle de qualidade dos alimentos.
No dia 13 de Março de 2015, foi realizada no município de Santa Tereza de Goiás uma capacitação com os manipuladores sobre segurança alimentar e desenvolvimento de recursos humanos, coordenada pela nutricionista Glenda Maria e pela coordenadora da merenda Cleide Simone.
Capacitar merendeiras é de fundamental importância, uma vez que estamos oportunizando uma alimentação mais adequada para os alunos do ponto de vista higiênico-sanitário, além de melhorar a qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas. Com esse treinamento, elas estarão mais preparadas para cumprir o cardápio elaborado, bem como trabalhar com mais higiene e cuidado na manipulação de alimentos.
Cabe ressaltar também a importância de levar a merendeira a reconhecer o seu valor no trabalho em equipe, exercitando a habilidade de solucionar problemas relativos ao relacionamento com colegas e demais profissionais, dessa forma motivando-as com a rotina do trabalho para assim termos um ótimo resultado para com os nossos alunos.