A Secretária Municipal de Educação Leir juntamente com a Prefeita Mariza e seu esposo Paulo Vieira, diretora da Escola Municipal Sônia Braz, diretor de Secretarias Deusdete Mendes e Coordenadores Pedagógicos oportunizaram uma viagem à Brasília-DF dia 28 de Novembro de 2013 aos alunos destaque da Escola Municipal Santa Tereza do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental no que tange ao rendimento escolar do ano de 2013.

A viagem que fizemos foi um momento ímpar para nossos educando a fim de conhecer prédios públicos do Governo Federal e outros relativos à cultura do País. Os alunos puderam também fazer uma viagem ao túnel do tempo no que se refere a história da capital federal, a sua construção, bem como as memórias do construtor desta grande obra de arte que é Brasília.
Tivemos um guia turístico chamado “Heitor” que levou-nos ao Poder Político da capital. Ele mostrou-nos as dependências e as mudanças que ocorreram durante o tempo nos Três Poderes.
A Catedral de Brasília do Planalto Central foi um prédio que chamou bastante a atenção dos alunos. Pois, a arquitetura diferente e moderna fez com que eles adentrassem no espírito diferente da arquitetura que é esta cidade.
Um lugar muito interessante que os alunos gostaram foi o memorial indígena, pois viram artesanatos, esculturas e roupas feitos pelos indígenas. Outro ponto importante dentro deste memorial para os alunos foi assistir vídeos, cantigas e brincadeiras realizadas pelos índios dentro das tribos indígenas. Enfim, foi um momento de aculturação muito grande na história deste grande brasileiro que venha ser o índio.
A culminância desta Tour à cidade de Brasília foi o último prédio que visitamos “O Memorial JK” a fim de que os alunos tivessem o pleno entendimento de quem construiu Brasília, por que e para que. Ali, naquele cantinho construído, em que abriga o Jazigo de Juscelino Kubitschek (restos mortais) os alunos puderam conhecer e vivenciar a história desta grande personagem ilustre, política e pública do nosso País. Os alunos entenderam a grande importância deste homem que governou o nosso País e a importância dele para a história porque construiu a capital Federal no Planalto Central, ou seja, no coração do Brasil.
Em virtude dos fatos destacados, foi uma belíssima viagem. Os alunos se comportaram bem e participaram ativamente de tudo que foi proposto para o momento. Enfim, eles tiveram uma aula prática de tudo aquilo que já haviam visto em sala de aula em toda vida estudantil. Fica aqui os agradecimentos da Secretária Leir pelo apoio da Prefeita Municipal e incentivo a este tipo de evento.

SME/2013-2016