Programa Patrulha do Desenvolvimento Regional vai atender novas cidades da Região Norte e ajudar prefeitos nas obras.

Depois de Minaçu e Campinaçu, na última quinta-feira (31) foi a vez do município de Santa Tereza de Goiás receber o maquinário do Programa Patrulha do Desenvolvimento Regional.
A solenidade para entrega das chaves da frota reuniu lideranças políticas de várias cidades da região, entre elas os prefeitos Eronildo Valadares (Porangatu), Oildo Silveira (Alto Horizonte), Massilon Lira de Vasconcelos (Formoso), Welington José de Almeida (Estrela do Norte), Maurides Rodrigues (Minaçu), Beth do Edilberto (Bonópolis), além da prefeita de Santa Tereza, Mariza Pereira Costa.

O deputado estadual Júlio da Retífica e o Superintendente do Vapt Vupt, Luiz Borges da Cruz, o Cabo Borges, também estiveram no evento.

O programa Patrulha do Desenvolvimento Regional, é um projeto integrante do Plano da Ação Integrada (PAI), lançado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento – Segplan, e tem como objetivo ajudar os municípios em obras na zona urbana e também nos serviços de manutenção das estradas vicinais através de um sistema de rodízio de empréstimo de máquinas, caminhões-caçamba e patrol motoniveladora. De acordo com o programa, o maquinário deverá permanecer durante uma semana em cada cidade.

As chaves do maquinário foram entregues à prefeita de Santa Tereza, Mariza Pereira Costa. A Patrulha do Desenvolvimento já iniciou os trabalhos de recuperação de estradas na zona rural do município. Mariza esclareceu que recebeu uma frota sucateada e só deu conta de fazer um trabalho paliativo na zona rural e agora, com a chegada do maquinário do Estado, ela poderá realizar um serviço de melhor qualidade tanto nas estradas de fazendas quanto na zona urbana do município. Mariza agradeceu a iniciativa do governador Marconi Perillo e do secretário da Segplan – Giuseppe Vecci, e também o empenho do deputado Júlio da Retífica e do Cabo Borges ao levarem a patrulha para a Região Norte. Mariza disse que Júlio sempre tem lutado para garantir os benefícios para Santa Tereza.

De acordo com o prefeito Oildo Silveira, a exemplo das outras da região, Alto Horizonte também tem dificuldade para manter as estradas da zona rural em boas condições e este programa do governo certamente irá beneficiar os produtores rurais do município.

O prefeito Eronildo Valadares disse que também já encaminhou uma solicitação dos equipamentos ao secretário Giuseppe Vecci e está aguardando a confirmação da agenda da Patrulha do Desenvolvimento para o município. Eronildo lamentou as máquinas terem chegado um pouco tarde à região, porque, na opinião dele, o período chuvoso prestes a ser intensificado pode acabar prejudicando o andamento dos trabalhos.

Júlio da Retífica explicou que todos os municípios da Região Norte que tiverem interesse em receber o maquinário vão poder ser beneficiados com o programa, independente do grupo político que esteja no poder. Júlio sugeriu aos prefeitos que coloquem os equipamentos das prefeituras para trabalhar junto com as máquinas do Estado pois, segundo ele, assim os municípios vão conseguir atender um maior número de famílias.

Cabo Borges disse que vê o programa como uma ótima alternativa para os municípios que geralmente sofrem com a falta de recursos, principalmente porque o projeto Patrulha do Desenvolvimento Regional pode garantir mais qualidade de vida às famílias que vivem no campo. “E como o Estado de Goiás tem se destacado no cenário econômico por ser grande produtor de grãos, esse trabalho vai ajudar e muito nesse aspecto porque facilitará o trabalho de escoamento da produção”, disse Borges.

“Jornal Diário do Norte”

Fotos: Deusdete Mendes