1º. Encontro com os Professores da Rede Municipal de Ensino

Rede Municipal de Ensino Fundamental (1º.,2º. e 3ºs. anos)

Secretaria Municipal de Educação SME/2013-2016

Professora Orientadora: Lindalcy Bento Santana Teles

Coordenadora do Programa: Sônia Braz de Oliveira

Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (SISPACTO)

“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.”

Carlos Drummond de Andrade

A Secretaria Municipal de Educação iniciou sua gestão com muitas dificuldades nessa nova empreitada que se segue. E, mesmo diante de tamanhos obstáculos, não deixou de fazer adesão aos programas propostos pelo Governo Federal. O Sispacto veio de encontro ao que precisávamos  para oportunizar a Educação de Qualidade que é o intuito da Gestão da Nova Dirigente de Ensino Leir Alves Alvarenga Gonçalves em conformidade com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) 9.934/96. Iniciamos esse programa depois da adesão em fevereiro deste ano letivo. Primeiro, enviamos a professora orientadora Lindalcy Bento Santiago Teles e a Coordenadora do Programa Sônia Braz de Oliveira à cidade de Goiânia-Go para Formação Continuada em Serviço a fim de que fizessem o trabalho com os professores do 1º. ao 3º anos. Essa capacitação começou em fevereiro como já foi dita e perdurará por 3 anos na cidade de Goiânia-Go que é a consolidação do programa. A professora orientadora tem todo o respaldo desde à Formação em Goiânia à realização de encontros presenciais com os professores da Rede e materiais pedagógicos para que os docentes possam realizar a prática em sala de aula. A Secretária Leir deixa claro que o respaldo da Prefeita Mariza Pereira de Oliveira Costa a esse programa tem sido de vital importância, pois se fosse para toda essa formação ser realizada pela Secretaria Municipal de Educação não arcaríamos com os custos porque os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) são insuficientes. Agradecemos o apoio da Prefeita ao referido programa e outros. Uma vez que, este programa, já vêm mostrando frutos. Um deles foi a realização da Provinha Brasil no 1º. Semestre que obteve nível 5 em todos os 2º.s anos da Rede de Ensino. Outro fator considerável foi a melhoria da prática docente desses profissionais que estão em sala. Parabéns professores, pelo desempenho e aceitação ao programa. A professora orientadora Lindalcy diz que o programa veio pra conduzir a criança à Alfabetização no tempo certo e que as mesmas participassem de uma aprendizagem reflexiva através do lúdico que deve ser presente no cotidiano escolar. Ressaltou ainda a importância deste programa para o salto na Educação nos anos que hão de seguir.