Sistema de Gestão Escolar (SIGE)

O SIGE é um programa criado a partir da rotina administrativa das secretarias das Escolas do Estado de Goiás, associada à intensificação do uso do computador nesses ambientes, um programa informatizado moderno com um sistema próprio de planejamento, processamento dos dados e suporte. Presente atualmente em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino de Goiás, o SIGE é a principal ferramenta de gestão educacional ao aperfeiçoar o trabalho escolar, proporcionando qualidade e dinamizando o atendimento à sua clientela.

O SIGE se consolidou em 2004 quando a Secretaria da Educação o tornou altamente prioritário para a rede Estadual de Ensino, passando a constar no Manual de Orientações Pedagógicas a partir daquele ano letivo, o que significava que todas as unidades deveriam priorizá-lo como sistema único informatizado de gestão escolar. Os resultados foram imediatos. Goiás passa a ser o primeiro estado a realizar a manutenção da matrícula (consulta, solicitação e liberação de alunos) de maneira totalmente informatizada.

Em 2010 foi realizado o IV Fórum do SIGE, este com o tema: “SIGE e a Gestão Escolar”. Esse evento foi marcado pela presença de todas as Superintendências e Gerência da SEDUC Subsecretaria, Unidades Escolares, prefeituras e secretarias municipais, bem como vários outros convidados de outros Estados.

Com o intuito, de facilitar o trabalho da Secretaria da Escola Municipal de Santa Tereza

O SIGE foi autorizado em maio de 2013, entrou em vigência em 2014 nesta Unidade, como uma ferramenta para aperfeiçoar as tarefas facilitando a emissão de documentos.

A partir dos cadastros no SIGE é criada uma grande base de dados, no qual o cadastrado fica registrado, se o mesmo se deslocar de uma cidade para outra seus dados estarão resguardados e utilizados pela unidade escolar se necessário.

Para funcionar com eficiência o sistema necessita de pessoas habilitadas para operacionalizá-lo. Por isso, nos dias 04 e 05/05/2017 a Suporte do SIGE, da Secretária Municipal da Educação Sônia Braz e a Diretora da Escola Municipal Santa Tereza Márcia Regina participaram em Goiânia de um evento de capacitação e aprimoramento deste sistema.

O suporte do SIGE fornece, indiretamente, subsídios para a realização das atualizações pelas quais o sistema passa constantemente, evidenciando o principal foco do conjunto do sistema, ou seja, todas as sugestões do suporte do SIGE vindo das consultas realizadas nas escolas são devidamente registradas e analisadas periodicamente.

Por isso, para que tudo funcione bem a suporte do SIGE Sônia Braz de OLiveira Silva, está sempre que necessário  na Escola Municipal, para orientar o trabalho da Secretária em relação a documentação do SIGE.