A Escola Municipal Santa Tereza realizou nos dia 21 e 23 de março de 2018, o Projeto Concurso de Redação “Trilhando as Veredas da Escrita”, ação do Projeto Político Pedagógico (PPP) 2018, aplicando provas de produção escrita no Ensino Fundamental, de 5° a 8° anos.

O dado projeto objetivou ser um suporte ao trabalho do professor em seu planejamento, uma vez que, as variedades textuais, do concurso de redação, foram referentes ao trabalho com textos do professor no cotidiano escolar, isto é, cada turma fez um tipo de produção textual de acordo com o trabalho em gêneros que o docente estava a fazer desde o inicio do ano letivo.

Os gêneros textuais cobrados nas provas do concurso foram: 5° anos – Fábula; 6° anos – Tirinha; 7 ° anos – Poemas e 8° ano – Crônicas. É importante salientar que durante uma quinzena os professores realizaram atividades em sala no gênero que seria avaliado a fim de propiciar mais momentos de trabalho com os textos para que a competência pudesse ser reforçada.

O projeto envolveu a comunidade escolar das séries mencionadas e colaborou no processo de ensino aprendizagem dos discentes. No decorrer dos 15 dias do dado projeto, foi feito um reforço das competências sobre os gêneros textuais contemplados pela Matriz de habilidade do Estado de Goiás, através de leitura, produção oral e escrita e interpretação, a fim de contribuir na questão da aquisição da linguagem nesta etapa do Ensino Fundamental.

As professoras envolvidas no Projeto “Trilhando as Veredas da Escrita”, Simone 5° ano “A”, Laryssa 5° ano “B” e Lucivane 6° a 8° anos em Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, mostraram-se bastante motivadas quanto à realização do projeto e trabalharam atividades diferenciadas em sua rotina escolar.

A Gestora da Escola, Márcia Regina, colaborou e facilitou todo o processo no decorrer do concurso de redação, visto que, ela sempre tem participado e motivado toda a comunidade escolar na adesão e participação dos projetos propostos neste ano de 2018, tanto às ações do PPP-2018, quanto às outras propostas pela Secretaria Municipal de Educação para toda Rede Municipal de Ensino.

Outrossim, “ações que envolvem o mundo da leitura, produção oral/escrita e interpretação enriquecem o dia a dia escolar, contribuindo para desenvolver estas competências no Educando que é o foco a ser atingido pela Rede Municipal de Ensino”, salientou a Secretária de Educação Leir Alves Alvarenga Gonçalves, que visitou a Instituição de Ensino no dia do Concurso de Redação.

Dessa maneira, leva-se a entender que a ação proposta pelo PPP-2018, visa fazer um diagnóstico da habilidade escrita da Unidade Escolar, verificando as habilidades em destaque e as que ainda não foram adquiridas para contribuir com o trabalho do professor no que toca ao processo Ensino-Aprendizagem dos Alunos. Espera-se que, a partir desse projeto, possa ter lançado mais uma semente no processo de aquisição da linguagem que deve ser permanente.